5990682004_35989dae94_o

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro é uma organização internacional, não governamental, composta pelas Organizações Escoteiras de cada país reconhecido (Como por exemplo, a União dos Escoteiros do Brasil). Os órgãos da Organização Mundial do Movimento Escoteiro são:

  • A Conferência Escoteira Mundial
  • O Comitê Escoteiro Mundial
  • O Escritório Escoteiro Mundial

Atualmente no mundo possui aproximadamente 40 milhões de escoteiros espalhados em 216 países e territórios. Existem 160 países com Organizações Escoteiras Nacionais, membros reconhecidos da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, 26 territórios ou locais onde o Escotismo existe através de “filiais” de Organizações Escoteiras Nacionais (como na Antártica, Ilhas Malvinas e Gibraltar) e, ainda 34 países onde o Escotismo existe, mas não há uma Organização de escoteiros membros da Organização Mundial, como no Irã, Congo e Vanuatu. Por fim, existem apenas seis países no mundo onde o Escotismo ainda não existe: Andorra, China, Cuba, Coréia do Norte, Laos e Myanmar.

O COMITÊ MUNDIAL DO ESCOTISMO

O Comitê é composto por doze membros de doze países diferentes, eleitos pela Conferência Mundial. Estes não representam seu país, porém os interesses do Movimento como um todo. Reunindo-se pelo menos uma vez ao ano, o Comitê Mundial é responsável pela implementação adequada das resoluções das Conferências, agindo em seu interesse no tempo que separa as uma conferências de outra.

world_scout_committee
Comitê World Scout

A CONFERÊNCIA ESCOTEIRA MUNDIAL

A Conferência Escoteira Mundial (World Scout Conference) é a “Assembléia Geral” do Escotismo. É o órgão máximo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e reúne-se a cada três anos, sempre em um país diferente. É composta por todos os seus membros, que são as Associações Escoteiras Nacionais reconhecidas. Somente uma Associação é reconhecida em cada país. Em alguns países, onde há várias Associações, estas são organizadas em Federações, que são as detentoras deste reconhecimento.

 

O ESCRITÓRIO ESCOTEIRO MUNDIAL

Escritório Mundial na Suíça
Escritório Mundial na Suíça

O Escritório Escoteiro Mundial é dirigido pelo Secretári

o-Geral da OMME. Ele é nomeado pelo Comitê Mundial e é o principal gerente administrativo da Organização. O Escritório Escoteiro Mundial foi criado e sediado em Londres, Inglaterra em 1920. Em 1959 foi transferido para Ottawa no Canadá e finalmente em 1968 mudou-se para Genebra na Suíça, onde permanece até hoje.

 

A FUNDAÇÃO ESCOTEIRA MUNDIAL

A Fundação Escoteira Mundial, sob a liderança ativa do Rei da Suécia, busca contribuições de pessoas, empresas e governos para colaborar com o crescimento e desenvolvimento do Escotismo Mundial. É administrada por um Conselho de Diretores que se encontra duas vezes por ano para decidir sobre os investimentos da Fundação e os repasses dos recursos para o Bureau Mundial.

Conferência Mundial
Conferência Mundial

Os doadores fazem parte da Fraternidade Baden-Powell (Baden-Powell Fellowship) e participam de reuniões de gala duas vezes ano, sempre em distintos lugares. Para facilitar os trabalhos, considerando as diferenças culturais e enormes distâncias, a Organização Mundial do Movimento Escoteiro está dividida em seis Regiões Escoteiras, cada uma com sua própria Conferência Regional, Comitê Regional e Escritório Regional do Bureau Mundial.  Os Escritórios Regionais estão localizados:

 

 

  • Região África: Nairobi, Quênia; Dakar, Senegal e Cidade do Cabo, África do Sul.
  • Região Árabe: Cairo, Egito.
  • Região Ásia Pacífico: Manila, Filipinas.
  • Região Eurásia: Yalta-Gurzuf, Ucrânia, e Moscou, Rússia.
  • Região Européia: Genebra, Suíça e Bruxelas, Bélgica.
  • Região Interamericana: Santiago, Chile.

Fonte: Escoteiros do Brasil