Especialidades são conquistas pessoais e que indicam conhecimento de determinado tema por certo escoteiro. As especialidades são concedidas em três níveis sendo diferenciados pelas cores, sendo elas: nível 1: amarelo, nível 2: verde e nível 3: grená.

Para obter uma especialidade no nível 1, é preciso cumprir 1/3 dos requisitos. Ou seja, se houverem 9 requisitos, basta cumprir 3. Se houverem 12, é preciso cumprir 4, e assim em diante. Para
obter o nível 2, são necessários 2/3 dos requisitos, e para o nível 3, todos os requisitos. Por exemplo: se a especialidade tiver 9 requisitos, ao completar 3 dos requisitos você poderá colocar no seu uniforme o distintivo nível 1 da cor amarela.

 

 

Existem cinco ramos de especialidades e as mesmas são necessárias para diversas conquistas escoteiras, entre elas os distintivos especiais: “Cruzeiro do Sul”, Cordões, “Insígnia de Aeronauta”, “Lis de Ouro” e “Escoteiro da Pátria”.

As especialidades são divididas em ramos, sendo eles Ciência e Tecnologia, Cultura, Desportos, Serviços e Habilidades Escoteiras.Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo as especialidades dos Ramos Ciência e Tecnologia, Cultura e Desportos usados na manga direita.

“A ordem dos requisitos é aleatória, você pode escolher qual dos requisitos pode cumprir primeiro”

Confira no portal dos Escoteiros do Brasil a relação de Especialidades:

RELAÇÃO DE ESPECIALIDADES ESCOTEIRA