Símbolos e Sinais

                 Sinal escoteiro

O sinal escoteiro é feito com os dedos indicador, médio e anular, da mão direita, estendidos e  
unidos, mantendo-se o polegar sobre o mínimo. Os três dedos estendidos representam as                                  três partes da Promessa Escoteira. Os outros dois, onde o maior se apóia sobre o menor,                         simbolizam que mesmo os escoteiros mais distantes são unidos, e que o mais forte defende o mais fraco.

                             O Lema

O nosso lema é: SEMPRE ALERTA

O que significa que você está sempre preparado, atento, física e mentalmente, para cumprir o dever para com Deus, com a Pátria e com o Próximo.

                      O aperto de mão

Parece estranho que os Escoteiros se cumprimentam com a mão esquerda com os dedos mínimos entrelaçados. No entanto, o significado é que um Escoteiro confia no outro. Isso se deve a uma passagem na vida de B.P.

Certa vez, ao estender a mão direita para o chefe da tribo africana surpreendeu-se quando o indígena lhe estendeu a mão esquerda para cumprimentá-lo. Depois o chefe deu a B.P. a seguinte explicação: Aqui os grandes guerreiros se cumprimentam com a mão esquerda, largando para isso o escudo. Assim deixaram claro a sua coragem e a confiança que depositaram no outro, mesmo que esta seja o adversário. Entre nós, os guerreiros são homens de honra e os homens honrados são sempre leais.

 

                    Saudação escoteira

Todos os portadores do distintivo Escoteiro fazem a saudação, uns aos outros, quando se encontram pela primeira vez no dia. O primeiro a ver o outro é quem toma a iniciativa de saudar, independente do cargo, graduação ou classe. Os Escoteiros fazem, também, a saudação para cumprimentar autoridades e durante as cerimônias de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional. Quando o Hino Nacional é tocado e não cantado, também,fazemos a saudação escoteira. Quando é tocado e cantado ficamos somente em posição firmes.

Na saudação, a posição dos dedos é igual ao sinal escoteiro, mas a mão toca ligeiramente a fronte do lado direito.

 

                   Distintivo de promessa

O símbolo Escoteiro é a Flor–de-Lis que aponta o Norte nos mapas e nas bússolas. É o distintivo do Escoteiro porque aponta na direção certa, para o alto. Mostra o caminho do cumprimento do dever e da ajuda ao próximo. Suas três folhas, também, lembram os três itens da promessa.

Em 1907, no primeiro acampamento do mundo, a Flor-de-Lis apareceu pela primeira vez simbolizando o ideal do Escotismo. Uma bandeira toda verde, tendo ao centro a Flor-de-Lis na cor amarelo-ouro, sendo hasteada.

 Junto com a bandeira Inglesa, durante todo o acampamento. Hoje a Flor-de-Lis é o distintivo Escoteiro em todos os países que pertencem à fraternidade mundial. A fim de distinguir uma nacionalidade da outra, muitas vezes, o emblema nacional é colocado junto à Flor-de-Lis. No Brasil, o Selo da República, com o círculo de estrelas e o Cruzeiro do Sul é usado para este fim. Sob a Flor-de-Lis há uma faixa com o nosso lema: Sempre Alerta! Sob a faixa, ou listel, há um nó. Seu objetivo é lembrar a boa ação diária, que você deve fazer em beneficio de alguém, sem outra recompensa que a de sentir-se útil.

 

                      Sinal da promessa

O sinal escoteiro é feito levantando a mão direita com a palma para frente, o polegar pousado sobre a unha do dedo mínimo e os outros dedos esticados e apontados para cima. O sinal da Promessa, com a mão direita a altura do ombro e com antebraço na posição vertical, é usado apenas na cerimônia de promessa, os dedos se apóiam, o maior sobre o menor, simbolizam que mesmo os Escoteiros mais distantes são unidos e que o forte defende o mais fraco.

 

 

                           A Flor de lis

 Baden Powell escolheu a flor de liz como símbolo do movimento escoteiro, pois, nas bússolas ela apontava o norte, indicando o caminho por onde os jovens devem seguir: sempre a frente. Além disso a plor de lis possui 3 patamares, simbolizando as três partes da promessa escoteira: Deus, sendo o patamar mais alto, o do meio. Pátria e Próximo nos outros dois.

 

 

 

Este é o simbolo universal dos escoteiro e tem origem nos antigos mapas, que
usavam uma Flor de Lis na rosa dos ventos, para indicar o norte do próprio fundados,

ela reprensenta “o bom caminho que. nas palavras

devemos seguir”

A Flor de Lis é um símbolo para todos os países que pertencem a nossa Fraternidade Mundial. A fim de os países que pertencem á nossa Fraternidade da outra, muitas vezes, o emblema nacional é colocado junto à Flor  de Lis.

 

No Brasil, o nosso emblema é formado com Escudo Redondo das Armas Nacionais colocado sobre a Flor de Lis. Abaixo da Flor de Lis há um listel com o nosso lema: Sempre Alerta! E no centro do liste há um nó lembrando a boa ação diária, que todos os escoteiro devem fazer em benefício de alguém.


 

 

 

 

 

 

 

A maioria dos escoteiros sabe que a flor de lis é o símbolo do Escotismo, mas poucos saberão responder porque esta flor foi escolhida. Se você é um desses, conheça agora a sua história dessa escola.

Escolha de Baden Powell, a Flor de Lis apareceu pela primeira vez como símbolo do Escotismo em 1907. Desenhada na cor amarelo-ouro, no centro de uma bandeira verde, foi hasteada ao lado da bandeira inglesa no primeiro acampamento escoteiro realizado em Brownsea, no Canal de Mancha, Inglaterra.

Mas por que uma flor teria sido escolhida por Baden Powell como símbolo do Movimento por ele criado? Antigamente, a Flor de Lis era desenhada nas cartas náuticas para indicar o norte na rosa dos ventos. Ao observar essas cartas, Baden Powell chegou à conclusão de que a Flor de Lis representava o sentido de direção; e era exatamente esse sentido que ele idealizava para o Escotismo.

Hoje a Flor de Lis representa o Escotismo, identificando todos os países que pertencem à
Fraternidade Mundial. A fim de distinguir uma nacionalidade da outra, muitas vezes o emblema nacional é colocado junto à Flor de Lis.

                                     PALMA ESCOTEIRA

A Palma Escoteira
A “Palma Escoteira” é uma forma muito particular de saudar,congratular, agradecer, festejar todos aqueles que merecem uma salva de palmas especial! Além de ter começo e fim, seu ritmo único ajuda a aumentar o volume do som e nos desafia a nos mantermos “Sempre Alerta” .
Convidadas por um membro do Movimento Escoteiro, todos iniciam o aplauso com o seguinte ritmo (cada numeral é uma palma e cada parágrafo uma pausa bem curta):1 2 3 4-1 2–1 2-1 2 3 4-1 2 1 2-1 2 3 4-1 2 3 4-1.     Para ajudar no entendimento, algumas regiões associam textos ao ritmo, como por exemplo:
                                                    Fo-lha-de-chá,                          Abacaxi,

                                                    de-chá, de-chá!                        xi xi - xi xi,
                                                    Fo-lha-de-chá,                          abacaxi,  
                                                    de-chá, de-chá!                        xi xi – xi xi, 
                                                    Fo-lha-de-chá!                          abacaxi!    
                                                    Fo-lha-de-chá!                          abacaxi!     
                                                            Chá!                                          xi!
                                                   
      Existe várias formas, tudo vai de sua imaginação!